5 tipos de turismo que são verdadeiras oportunidades de negócio

3 minutos para ler

Quem tem uma agência de turismo receptivo sabe que são inúmeros os roteiros e itinerários a serem desenvolvidos e oferecidos aos clientes. Nesse contexto, conhecer os principais tipos de turismo se torna crucial para alcançar bons resultados.

Se você vem buscando formas de incrementar as ofertas de sua agência, mas ainda não sabe como, fique tranquilo. Entendendo os diferentes tipos de turismo, será possível se organizar e atrair a atenção do público. Continue a leitura e aprenda!

1. Turismo social

O turismo social é dedicado ao público com menor poder aquisitivo e geralmente envolve visitas a lugares badalados, a fim de acessar boas ofertas em redes de hotéis e visitar o maior número de atrações no menor tempo possível. Geralmente, não há muito contato com os locais e os turistas andam em grupos guiados por localidades mais previsíveis. 

Por ser vendida em pacotes promocionais, a partir de reservas feitas com bastante antecedência, essa opção acaba sendo interessante tanto para o consumidor quanto para a agência. Certamente, é uma das boas alternativas de negócio existentes na área.

2. Turismo religioso

O Brasil é um país bastante religioso e diverso em suas crenças. Nesse sentido, é possível explorar diversos locais (sazonalmente ou em qualquer época do ano) que vão ao encontro dos interesses dos turistas religiosos. Igrejas e cidades históricas, grandes procissões e demais localidades que sejam representativas dessas crenças são algumas das possibilidades a serem ofertadas. 

3. Turismo de aventura 

Outra característica bastante conhecida do nosso país é a beleza natural. Mais do que isso: as experiências de esportes radicais e aventura que podem ser vividas nesse meio se destacam. Podemos incluir desde montanhismo, surfe, caiaque e arvorismo até outras tantas modalidades facilmente encontradas em diversos pontos do Brasil.

Jovens e adultos interessados em viajar, viver algo diferente e praticar esportes encontram nesse tipo de turismo tudo de que precisam. Portanto, trata-se de uma oportunidade de negócio que você não deve subestimar em sua agência de turismo receptivo.

4. Turismo rural

Tudo o que alguns turistas querem é fugir do estresse cotidiano das grandes cidades e passar alguns dias pacatos e relaxantes em uma pousada ou hotel fazenda no interior. Essas pessoas costumam ir em casal ou família, sendo uma possibilidade interessante para agências de turismo receptivo venderem algo que vá além de uma única oferta.

5. Turismo cultural

A diversidade cultural é outro aspecto marcante do Brasil. Desde as festas populares no Nordeste (como o Carnaval de rua e os eventos tradicionais de forró) até as vinícolas gaúchas e a presença da cultura europeia nessa parte do país, são várias as formas de trabalhar o turismo cultural em sua agência.

Como vimos, você pode se diferenciar nesse ramo de muitas formas. Para tanto, o primeiro passo é contar com um plano de negócios bem estruturado, que o ajudará a ingressar em um novo nicho de mercado. Agora que tem as informações certas, aproveite para fazer isso da melhor forma possível!

Gostou de conhecer os tipos de turismo que são verdadeiras oportunidades de negócio? Então, compartilhe nosso post agora mesmo nas redes sociais e ajude a levar informação para seus contatos. 

Posts relacionados

Deixe uma resposta