5 tipos de viajantes que a sua agência precisa conhecer

3 minutos para ler

Viajar nos permite viver novas experiências, ampliar nossa vivência cultural, conviver com outras pessoas e quebrar a rotina. Por isso, encontramos na estrada diversos tipos de viajantes. Cada um deles com um perfil próprio, que acaba por influenciar suas escolhas e a forma como consomem durante o passeio.

Conhecer esses perfis é essencial para que as agências de turismo receptivo possam orientar melhor as suas ações e conhecer ainda mais os tipos de viajantes com os quais vão se relacionar. Dessa forma, passam a ter os argumentos necessários para receber com propriedade as pessoas.

Quer saber mais sobre os tipos de viajantes? Então, não deixe de ler os próximos parágrafos!

1. Viajante Fast-Food

Como o nome dá a entender, esse tipo de turista não gosta de perder tempo e busca conhecer um grande número de atrativos em poucos dias. Assim, seus passeios são muito bem planejados, para que tudo se encaixe em um cronograma curto. Por isso, ele faz visitas cronometradas e opta por lugares que não têm fila. Além disso, prefere atrações próximas.

2. Viajante Câmera Lenta

Bem diferente do viajante fast-food, esse perfil de turista gosta de apreciar e aproveitar com calma todos os pontos turísticos — por isso costuma montar roteiros com poucas visitas por dia, permitindo explorar ao máximo os lugares. Também gosta de conhecer bares e restaurantes para saborear a gastronomia local.

3. Viajante Compulsivo

Se existem perfis que se destacam pela vontade de conhecer lugares e a cultura de cada cidade, também temos os turistas com preferência pelas compras. Para eles, museus, centros históricos e belas paisagens ficam em segundo plano. Os destaques da viagem são as lojas com promoções e os shoppings centers que permitem encher as malas.

4. Viajante By Myself

Os turistas que se enquadram nesse perfil não dependem de ninguém para curtir um bom passeio. Por isso, conseguem achar as melhores hospedagens (o que envolve bons preços), sabem escolher os bares e restaurantes de destaque e são muito bem informados sobre as atrações mais interessantes de cada local.

Também não dependem de companhia para pegar a estrada, fazendo muitas viagens sozinhos. Devido a isso, têm facilidade em fazer amigos em qualquer lugar e não têm muitas frescuras quanto aos locais de hospedagem ou possíveis desafios relacionados à viagem.

5. Viajante Piña Colada

Filas em museus, longas caminhadas por atrativos históricos, horas em centros culturais ou visitas a projetos artísticos locais: nada disso entra no roteiro desse tipo de turista. Para ele, o que vale são os momentos de relaxamento e, por isso, tende a optar pelas praias, onde pode colocar as pernas para o ar e aproveitar o serviço de atendimento.

São esses turistas que costumam lotar os resorts ou optar por pousadas com a estrutura necessária para garantir o máximo de conforto na estadia.

Ao conhecer os tipos de viajantes, as agências de turismo receptivo podem desenvolver modelos de atendimento e roteiros de passeios voltados para cada um desses diferentes perfis. Com isso, conseguem oferecer novas experiências de viagens e, ainda, atrair um número maior de clientes para os seus serviços.

Gostou deste artigo com os tipos de viajantes? Então não deixe de ler mais um de nossos textos e aprenda como inovar nos serviços receptivos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta