Descubra como se diferenciar no turismo receptivo e ter sucesso!

4 minutos para ler

Se você vem buscando formas de se diferenciar no turismo receptivo e ter sucesso, saiba que está no caminho certo para desenvolver as novas estratégias que farão o seu negócio crescer. Afinal, oferecer bons preços e serviços já não é mais um diferencial, uma vez que a clientela está cada vez mais exigente e segmentada. Desse modo, você precisa ser estratégico para alcançar resultados nos serviços receptivos.

Neste post, vamos mostrar as melhores formas de fazer isso para que você conheça novas possibilidades para a sua agência. Se quer descobrir quais são, continue lendo e aprenda.

Invista na experiência do cliente

Em um mundo predominantemente digital como o que vivemos hoje, os consumidores são mais seletivos devido ao fácil acesso a diversas ofertas e informações. Elas aumentam o seu poder de escolha e fazem com que eles busquem não só um produto ou um serviço, mas também uma experiência diferenciada com o que a empresa tem a oferecer.

Pense, por exemplo, que existem vários sites com a finalidade de comparar preços de passagens e hospedagens para os usuários, o que os coloca em uma posição ainda mais confortável na hora de escolher com quem fecharão um serviço.

Digamos que você esteja atendendo um público classe B ou mesmo A que, ao chegar no destino final, deseja ser recebido em um carro de luxo que o levará para os traslados contratados na viagem. Se você não se atenta a isso e oferece pelo menos o serviço básico bem feito, corre o risco de perder esses clientes em uma próxima oportunidade. Vale sempre lembrar que manter os consumidores assíduos sai mais barato do que investir na conquista de novos clientes.

Tenha uma relação próxima

Hoje, com tantos canais de comunicação, seria um grande desperdício se você ficasse de fora de todos esses recursos para manter uma relação próxima com a clientela. Esteja presente nas redes sociais mais usadas pelos seus clientes e aproveite os chats e comentários nos posts para trazer os consumidores para perto da sua agência.

Isso não significa que você deve abrir mão de modos mais tradicionais de comunicação como a linha telefônica ou o e-mail apesar de a resposta não ser instantânea. Quanto mais opções você oferecer à clientela, mais você poderá estar à frente da concorrência.

Entenda o perfil do turista para ter mais assertividade

Sobre os dois tópicos anteriores, saiba que nenhum deles fará sentido se você não entender o perfil do turista. Afinal, como você investirá em uma experiência de sucesso para o cliente se você não sabe bem o que ele quer? Além disso, do que adianta oferecer inúmeras formas de contato se o seu público utiliza apenas aplicativos de conversação, comentários e mensagens diretas nas páginas das empresas para se comunicarem?

Por isso, pesquise bastante, conheça profundamente o que você está oferecendo e, acima de tudo, dê atenção ao feedback que você recebe da sua clientela. Lembre-se: desenvolver ações acertadas que trarão os resultados almejados é mais importante do que fazer muito.

Inove nos serviços de turismo receptivo

Se até algum tempo atrás as empresas de turismo receptivo tentavam atender os mais variados tipos de clientes para manter a prosperidade do negócio, hoje, a lógica de mercado é completamente outra. Não só nessa área, mas também em diversas outras que prestam serviços, o grande segredo tem sido escolher um nicho a fim de afunilar o público e a concorrência.

Afinal, se você se coloca como um especialista no que oferece, as chances de atrair consumidores prontos para adquirir a sua oferta são bem maiores. Alguns exemplos de nichos na área de turismo são:

  • ecoturismo;
  • enoturismo (vinhos);
  • gastronômico.

Essas são só algumas possibilidades de atuação no turismo receptivo, existem muitas outras. Desenvolvendo diferenciais e se tornando referência naquilo que faz, você consegue estar à frente e alcançar excelentes desdobramentos por isso. Agora que tem as informações certas, aproveite para mudar a forma como tem posicionado o seu negócio.

Se gostou de descobrir como se diferenciar nos serviços receptivos e ter sucesso, aproveite para aprender como a fazer a gestão da qualidade na sua empresa de turismo receptivo.

Posts relacionados

Deixe uma resposta