Entenda agora a importância do turismo sustentável nos dias de hoje

4 minutos para ler

Mesmo sendo importante para a economia, a atividade turística tem um impacto ambiental considerável nas regiões em que ela acontece. Locais com grande fluxo de pessoas podem sofrer devido à falta de cuidado com os recursos naturais, especialmente se forem sensíveis, como florestas e zonas costeiras. Diante disso, o turismo sustentável tem ganhado espaço no mercado.

No entanto, não confunda turismo sustentável com ecoturismo. Esse tipo de turismo se preocupa com o crescimento econômico da região, mas de forma sustentável. Isso significa ter atenção à conservação da natureza, moderação no uso dos recursos naturais, preservar a cultura local e incentivar o desenvolvimento da comunidade envolvida.

Já o ecoturismo é quando um ambiente natural se torna um local turístico, sendo preservado de alguma forma, como acontece com algumas reservas. Entenda mais sobre a importância do turismo sustentável neste texto!

Redução de prejuízos ao meio ambiente

O número de turistas internacionais tem sido cada vez maior: chegou a 1,4 bilhão em 2018, de acordo com a OMT. Diante desse cenário, é preciso ter atenção ao impacto que os visitantes causam nas regiões receptoras.

Sendo uma alternativa ao turismo de massa, o turismo sustentável se preocupa com a quantidade de pessoas que vão visitar aquele local. Dessa forma, busca diminuir os impactos da atividade turística, reduzindo prejuízos ao meio ambiente e aos recursos naturais.

Para isso, os empreendedores fazem uso de práticas como economia de energia e água, reutilização de água, implantação de painéis solares, incentivo à redução de lixo, reciclagem, compostagem, entre outras.

Proteção da fauna e da flora

O mote desse tipo de turismo é proteção ambiental. A fauna, a flora e as atrações naturais são vistas como algo a ser protegido. Isso significa ter atenção aos dejetos produzidos pelos visitantes e aos impactos que essa presença pode causar no ecossistema local.

Nesse sentido, entre as empresas que trabalham com um turismo mais sustentável, é comum a busca pela redução da emissão de carbono e a opção por atrações mais ecológicas como trilhas, passeios de bicicleta etc.

Preservação da cultura local

O pilar social também não fica de fora nessa modalidade turística. O respeito pelas tradições e pela cultura da região também faz parte da busca pela sustentabilidade no setor.

Feito sem atenção à comunidade daquele espaço, o turismo pode acarretar em violação de direitos humanos, desigualdades, entre outros prejuízos sociais. Assim, é importante respeitar as religiões, os costumes e as diferenças dos lugares.

Benefícios econômicos às comunidades locais

A sustentabilidade no setor também promove o crescimento de uma economia mais inclusiva, que proporcione a geração de renda e a redução da pobreza. Pensando nisso, os empreendedores e viajantes mais atentos a essa questão têm dado prioridade a comprar de fornecedores locais — sempre com atenção à gestão da qualidade. Assim, cria-se mais oportunidades para as comunidades visitadas gerarem recursos e se desenvolverem.

Economia de recursos

Se a sua preocupação em investir no turismo sustentável é com o preço, pode ficar tranquilo. Na verdade, você pode até economizar recursos no atendimento ao cliente. Afinal, como há uma preocupação com a economia de água e luz e os produtos são comprados de fornecedores locais, pode sair mais em conta a criação de um negócio nesse estilo.

Por fim, vale lembrar que você também pode aplicar o turismo sustentável aos serviços da sua empresa. Para isso, vale investir nesse perfil turístico, adotar medidas que respeitem o meio ambiente na sua agência de turismo receptivo e desenvolver estruturas compatíveis com um avanço social, econômico e ecologicamente correto, por exemplo.

Gostou deste texto? Aproveite e veja também o que é o turismo online! Conheça essa tendência de e-commerce para o setor!

Posts relacionados

Um comentário em “Entenda agora a importância do turismo sustentável nos dias de hoje

Deixe uma resposta