Hospitalidade: o segredo do sucesso no turismo e hotelaria

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Quando falamos em turismo também estamos falando dos sonhos e desejos das pessoas. E não há nada pior para um viajante do que ser maltratado em uma agência, hotel ou pousada. Nesse sentido, a hospitalidade se mostra como um item primordial para quem busca alcançar o sucesso diante da intensa concorrência do setor.

De forma geral, podemos definir essa postura como o ato de receber e tratar bem as pessoas — uma característica essencial para quem trabalha com o público. Por isso, é essencial que empresários, atendentes, recepcionistas, guias e outros profissionais da área prezem pela amabilidade, empatia e gentileza.

Agora que você já sabe o conceito de hospitalidade, que tal descobrir como o ato de receber bem pode fazer toda diferença para a sua agência de turismo? É só acompanhar o nosso artigo!

Hospitalidade como diferencial

O turismo é um setor que se caracteriza por oferecer às pessoas experiências únicas e inesquecíveis. E são esses elementos que farão com que os clientes contratem novamente os seus serviços e os indiquem para outros viajantes. Porém, para encantar os turistas, é necessário estar preparado para recebê-los.

Para isso, todos os colaboradores que atuam na linda de frente do atendimento — isso vale para o proprietário, gerente, recepcionista, camareira, garçom, manobrista etc. — devem saber como lidar com o público. Ou seja, precisam tirar as dúvidas sobre a agência ou o hotel, assim como apontar os principais serviços.

Além disso, devem estar preparados para fornecer orientações com clareza e agilidade ou, então, direcionar rapidamente os turistas para os funcionários habilitados a resolver determinadas demandas, sempre de maneira gentil, paciente e prezando pela boa educação.

Relacionamento que faz a diferença

Além de estar preparada para receber seus clientes, uma empresa hospitaleira também tem a obrigação de saber construir relacionamentos sólidos. E isso vai além de um atendimento ágil e de qualidade. É preciso ficar atento a alguns detalhes que vão fazer a diferença na hora de agradar ao público em geral, como:

  • demonstrar atenção às necessidades e expectativas das pessoas;
  • adotar uma postura gentil (lembre-se do “por favor”, “obrigado” etc.);
  • saber escutar e ter um sorriso no rosto;
  • evitar gírias e mostrar presteza.

Inovando ao receber

A boa recepção vai além do tratamento cordial dispensado nas relações com os clientes. Outros fatores também contam para que uma agência, hotel ou pousada sejam considerados hospitaleiros, como o tempo de atendimento, a agilidade no check-in e no check-out, entre outros processos rotineiros.

Para otimizar essas tarefas, e melhorar ainda mais o seu serviço, é interessante recorrer à tecnologia. Nesse sentido, o mercado oferece diversas soluções que podem ser aplicadas pelas empresas que atuam no turismo, como:

  • softwares de controle de hospedagem para hotéis e pousadas;
  • opções de CRM que contribuam no relacionamento com o cliente;
  • programas de logística que facilitam o transporte de turistas e dão agilidade ao atendimento e à resolução de problemas;
  • sistemas financeiros que geram as contas a pagar e controlam tudo o que você tem a receber.

Como vimos, receber bem é um dos segredos para conquistar e encantar os clientes, aumentando as chances de fechar um novo negócio. Afinal, quando há excelência no atendimento, as pessoas se sentem à vontade e atraídas pela empresa, o que é sinônimo de sucesso!

Se você gostou deste artigo sobre como a hospitalidade pode ser um diferencial, não deixe de ler este outro conteúdo com dicas de marketing para agências de turismo receptivo!

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