Planilhas de gestão x softwares: o que faz uma empresa render mais?

4 minutos para ler

Em um mundo movido pela transformação digital e os novos desafios virtuais, ainda existem muitas empresas da área do turismo receptivo que realizam controles e gerenciamento por meio de planilhas de gestão.

Esse “atraso” em relação às novas tecnologias pode acabar trazendo prejuízos para a empresa, seja pelos erros que podem acontecer, seja pelo trabalho manual muito mais intenso.

Neste post, vamos falar sobre o que pode render mais, a utilização de planilhas de gestão ou a implantação de um software fazendo uma análise entre vários pontos. Boa leitura!

A comparação

Grande parte das empresas começa utilizando planilhas para organizar sua administração, porém, com o passar do tempo, podemos observar que manter o controle fica cada vez mais difícil. Vamos listar alguns pontos comparativos que mostram que um software pode ser a melhor saída.

Tempo

Planilha

Em um primeiro momento, o uso de planilhas pode parecer mais rápido e simples, pois basta abrir um novo documento e começar a inserir os dados. No entanto, com o passar do tempo, a inserção de dados manualmente para passeios e traslados começa a prejudicar o trabalho, além da necessidade de atualizar constantemente cada documento.

Software

A utilização de um software de gestão leva um pouco mais de tempo para a implantação, pois é preciso não apenas instalar, mas também se adaptar. Contudo, após esse primeiro contato, a sua utilização é muito mais rápida, uma vez que é possível inserir informação de forma simples e o próprio sistema atualiza o banco de dados.

Análise de dados

Planilha

Quando ainda se tratam de poucas informações, a planilha pode se destacar em uma análise rápida, pois tudo é muito visual e simples de se verificar. Contudo, quando o número de documentos aumenta, essa análise começa a ficar prejudicada, já que é preciso trabalhar com várias planilhas abertas ao mesmo tempo.

Software

Os sistemas de gestão se destacam na análise de dados, pois geram relatórios completos acerca de todas as informações cadastradas. Além disso, todo o conhecimento está cadastrado em um banco único, permitindo buscas muito mais rápidas.

Organização

Planilha

As informações tendem a ficar minimamente organizadas no modelo de gestão por planilhas. Conforme o número de documentos aumenta, fica cada vez mais difícil manter um entendimento básico sobre os dados.

Software

Dentro de um software de gestão, os dados são muito mais organizados, permitindo uma melhor visualização da real situação da empresa, seus recursos humanos, agendas, programações e outras questões administrativas – controle de contas a pagar e receber, comissionamentos de vendas e assim por diante.

As empresas que levam vantagem

Como você pode observar ao longo dessa pequena comparação, os softwares levam muita vantagem sobre as planilhas de gestão, que mesmo sendo mais simples a princípio, tentem a trazer complicações conforme o negócio cresce.

Em um contexto de transformação digital, no qual a tecnologia toma cada vez mais um papel central em nossas vidas, é assustador que empresas ainda confiem sua gestão a planilhas simples, que podem ser perdidas ou manipuladas facilmente.

As empresas que inovam e buscam por novas soluções em gestão, buscando automatizar processos, levam vantagem contra aquelas consideradas “atrasadas”, ou seja, as que ainda se valem apenas de planilhas de gestão.

O Tindo pode ser a solução para alavancar o seu negócio e trazê-lo para a era digital! Conheça mais sobre nossa solução!

Posts relacionados

Deixe uma resposta