Qual é o impacto da transformação digital no setor de turismo?

4 minutos para ler

A transformação digital tem mudado a dinâmica de diversos setores. No mercado do turismo, não é diferente. Com a Internet, os clientes passaram a pesquisar muito mais sobre os destinos e são bem mais exigentes. Hoje, os viajantes comparam suas opções sem precisar sair de casa e conseguem tomar decisões de forma assertiva.

As mudanças são tantas que tem se falado em um turismo 3.0. Esse conceito surgiu com as novas tecnologias e está relacionado às mudanças no comportamento do turista: o uso cada vez maior de dispositivos móveis e a preocupação com a exploração de destinos de maneira consciente.

Pensando nisso, neste texto, explicamos o impacto das tecnologias no setor de turismo e por que é preciso se adaptar às transformações digitais. Aproveite a leitura!

Mudanças no perfil dos viajantes

O turista 3.0 é antenado e criterioso na escolha de uma viagem. A seleção de um destino muitas vezes começa na consulta de blogs e outros sites em busca de informações sobre os locais desejados, mas as opções de serviços como passeios e transfer também são analisados detalhadamente.

A principal diferença é que nesse perfil as viagens são escolhidas totalmente pelo mundo virtual, inclusive destinos, roteiros e opções de serviços. No processo de compra, usam o computador, celular e outros dispositivos móveis para pesquisar e organizar os passeios.

Para esse cliente, a facilidade em reservar e planejar acomodações, transporte e outras necessidades da viagem é essencial, inclusive com o uso de aplicativos e sugestões inteligentes.

Uma tendência, por exemplo, é que as empresas voltadas para o turismo usem cada vez mais o conceito de Inteligência Artificial para dar sugestões aos clientes com base em experiências de viagens anteriores, histórico de pesquisas na Internet e, até mesmo, comentários em redes sociais.

De fato, conhecer o público e estudar os hábitos e padrões de consumo dos clientes são estratégias importantíssimas para as empresas que desejam se destacar no setor. No entanto, outro ponto relevante é a imagem que a marca têm perante os consumidores.

Com o digital, os clientes estão a postos para elogiar, criticar, recomendar e compartilhar publicamente sua opinião sobre os serviços oferecidos em uma viagem. Nesse sentido, as empresas precisam ter uma resposta rápida durante todo o processo de compra, de prestação do serviço e até no pós-venda.

Esse viajante também está mais preocupado com a experiência do passeio, o aprendizado com a viagem e a questão ambiental. Por exemplo, dados mostram que 97% dos turistas brasileiros estão dispostos a praticar atividades que compensem o impacto ambiental causado pela sua visita.

Otimização da gestão com as tecnologias

As mudanças de hábitos dos viajantes também passou a exigir do setor algumas transformações na gestão e a adoção de sistemas automatizados. Como esse cliente deseja tudo rápido e, de preferência, por meio virtual, é primordial o uso de tecnologias para atrair essa nova geração.

Nesse contexto, o uso de softwares que ajudem a gerenciar reservas de passeios ou um sistema especializado na gestão das empresas de turismo receptivo são importantes para oferecer mais agilidade no atendimento ao cliente e, portanto, maior qualidade na prestação dos serviços.

Além disso, a utilização de plataformas especializadas traz mais transparência e profissionalismo ao setor, já que você tem mais organização e segurança nos processos com backup de informações na nuvem e uma agenda centralizada para consultas online.

Em conclusão, para se diferenciar no turismo receptivo, é fundamental se preocupar com a transformação digital e a inserção de novas tecnologias na dinâmica da sua empresa. Com o uso de ferramentas especializadas, você consegue automatizar seu negócio e melhorar a qualidade dos serviços.

Além de investir na transformação digital, você pode executar outras ações para facilitar o gerenciamento do seu negócio. Veja como melhorar a gestão de sua agência de turismo receptivo com nossas dicas!

Posts relacionados

Deixe uma resposta