O fim do século XX trouxe mudanças significativas que nos impactam ainda hoje. Entre elas, está a internet residencial  um grande transformador das relações comerciais, tornando os consumidores mais criteriosos e, por consequência, exigentes quanto à inovação constante. Nesse contexto, é comum que o gestor de turismo se pergunte: como inovar nos serviços receptivos?

Os clientes estão se tornando cada vez mais cientes de seu poder de escolha, o que acelera a corrida por mercado consumidor. As agências que estão atrás de crescimento e permanência devem, então, ficar de olho em novas estratégias.

Uma agência de turismo receptivo tem um grande potencial de renovação, portanto, deve aproveitar esse diferencial competitivo para fidelizar sua clientela. Quer aproveitar essa vantagem estratégica? Acompanhe nossas dicas!

Por que inovar nos serviços receptivos?

A partir da percepção de que é preciso investir em inovação nesse ramo de atuação, surge a oportunidade de implantar novos valores de gestão em sua agência de turismo.

Inovar nos serviços receptivos permite aproveitar as demandas do mercado a seu favor, apresentando um modelo de negócios que gere mais valor e diferencie sua marca das concorrentes.

Como inovar de forma efetiva?

Inovação em produtos e serviços

As novas tecnologias não apenas pressionam as empresas para que inovem seus processos, como também disponibilizam ferramentas para que essas mudanças ocorram.

Com esse amparo, a agência de turismo pode aumentar a satisfação da clientela e desenvolver produtos líderes de mercado — como roteiros temáticos, visitas segmentadas, turismo verde e expedições de experiência.

Inovação em processos

A tecnologia e os novos conhecimentos em administração também criam formas inovadoras de modificar os processos do negócio, utilizando métodos aprimorados para oferecer os serviços da agência de turismo receptivo ao consumidor.

As mudanças auxiliam no aumento da produtividade, no acompanhamento das tendências do setor e na variedade da prestação de serviços, ao mesmo tempo em que a empresa reduz custos.

Inovação em gestão

As empresas do século XXI precisam revisar suas estruturas hierárquicas. Novas relações de poder e liderança surgem, enquanto a inovação em gestão permite modificar a organização e gerar mais economia e integração.

Novas gestões criam vantagens competitivas para o negócio. O relacionamento entre os colaboradores é otimizado quando se abre os canais de comunicação entre os membros da equipe. Já a figura do líder deve assumir uma postura centralizadora, em vez de apenas delegar tarefas.

Inovação em negócios

Busque sempre agregar novos negócios à sua empresa, obtendo maior vantagem competitiva sobre as concorrentes. Buscando a afiliação, sua agência de turismo pode oferecer novos serviços ao consumidor.

Inovação em segmentação

Uma das tendências mais importantes para o setor é a segmentação. Isso significa focar os esforços da sua marca em um nicho específico. 

Quando sua empresa se direciona para um tipo de cliente — por exemplo, turismo familiar, viagens da terceira idade, público intercambista ou LGBT —, ela começa a conhecer as necessidades de seus consumidores e a adequar seus produtos e serviços à clientela potencial.

A segmentação pode também ser feita por meio da oferta turística, como ecoturismo, turismo náutico, rural, etc. Isso ajuda na criação de um diferencial, posicionando a agência no mercado com uma especialização relevante que a torna mais competitiva ​— uma boa pedida para atrair o exigente consumidor da Era do Cliente.

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