Segurança da informação nas empresas: por que isso é tão importante?

4 minutos para ler

Computadores, notebooks, tablets, smartphones, internet… Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, altamente conectado e com uma grande quantidade de informações circulando pelos mais diversos dispositivos. Nesse cenário, é necessário ficar muito atento à segurança da informação nas empresas.

Principalmente quando se trata de organizações que gerem um grande fluxo de dados, como as companhias de turismo. Afinal, o furto dessas informações gera diversos problemas: a perda de confiança do mercado, o esvaziamento da cartela de clientes, risco de processos judiciais, prejuízos financeiros e ameaça a todo o seu negócio.

Agora que você sabe mais sobre a importância da segurança da informação nas empresas, que tal melhorar o seu desempenho nesse quesito? Então não deixe de ler os próximos parágrafos!

Mudança na cultura empresarial

Quando falamos de segurança de dados, temos que ter em mente, esse é um trabalho que envolve toda a sua equipe. As empresas costumam ter seus computadores conectados em rede e, por exemplo, se acontece a invasão de uma máquina, todas as outras passam a correr riscos — ameaçando completamente o ambiente corporativo.

Por isso, é muito importante desenvolver a segurança como política e cultura empresarial, adotando práticas e processos que devem ser incorporados nas rotinas de toda a equipe de colaboradores. O que evitará perda, vazamento ou roubo de dados fundamentais para o seu negócio e seus clientes.

Garantia da manutenção dos seus arquivos

A segurança da informação não trata apenas da ameaça hacker, mas, também, da preservação dos arquivos armazenados pela sua empresa. Atualmente, contamos com várias opções para salvar documentos e outros dados, como a memória interna de computadores, HDs externos, nuvens etc.

Por mais que contemos com servidores seguros e serviços de armazenagem confiáveis, sempre corremos o risco de perder informações. Por isso, é interessante adotar uma rotina de back-up explorando modelos alternativos de arquivamento. Assim terá a segurança de que, se algo acontecer ao sistema primário, tem uma opção para recuperar seus dados.

E-mails corporativos seguros

Criminosos cibernéticos costumam encher a internet com mecanismos capazes de roubar dados e informações ao menor descuido das pessoas. Os e-mails são alvos constantes para esses hackers, o que engloba também o correio eletrônico usado pela sua empresa.

Para driblar essa situação e reduzir os riscos de algum vazamento de informação, é importante contar com ferramentas de segurança dos e-mails e, claro, treinar a sua equipe quanto às possibilidades de roubo de dados por e-mail, quais os riscos disso e como evitá-los.

Dados empresariais sempre seguros

Quem nunca assistiu a um filme que aborde o vazamento de segredos industriais? O que parece ser uma preocupação apenas das grandes companhias na verdade é uma dor de cabeça que pode atingir empresas de qualquer porte.

Informações como lista de clientes (e todos os seus dados), folhas de pagamento, planejamento financeiro, estratégias de mercado, entre outras, podem ameaçar toda a operação do seu negócio, caso sejam vazadas, e ainda reforçar a sua concorrência!

Dessa forma, é importante investir em sistemas de autenticação e permissão, contratação de servidores externos confiáveis, serviços especializados de tecnologia de informação, ferramentas antivírus, além de trabalhar com a sua equipe uma mentalidade em prol da segurança de dados.

Neste artigo abordamos a segurança da informação nas empresas e como a tecnologia contribui para melhorar esses processos, sobretudo para o setor de turismo. As companhias dessa área lidam com grande volume de dados de seus clientes. Portanto, fique atento às novidades tecnológicas para contar sempre com um bom atendimento.

Gostou deste artigo sobre a segurança da informação nas empresas? Então entre em contato com a gente e saiba como podemos lhe ajudar ainda mais!

Posts relacionados

Deixe uma resposta