Serviços sob demanda: é possível oferecer essa solução no turismo?

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Já ouviu falar em serviços sob demanda? Esse conceito está relacionado ao atendimento das necessidades dos clientes de maneira mais fácil, rápida e individual. Afinal, no mercado atual, os negócios que focam na personalização da experiência estão em alta.

Algumas empresas que focam nessa especialidade, por exemplo, são: a plataforma de streaming Netflix, o serviço de música digital Spotify e o aplicativo de restaurantes iFood. Todas essas companhias adotam o sistema de serviços sob demanda e se propõem a oferecer exatamente aquilo que o cliente deseja. No entanto, como aplicar isso no turismo? Será que é possível? Entenda mais sobre o assunto neste texto!

Foque na personalização do serviço

A rápida comunicação — facilitada por computadores e celulares — tem estimulado o consumo on demand. Cada vez mais, os consumidores querem resolver seus problemas em qualquer lugar e momento, utilizando as informações disponíveis online.

Dessa forma, empresas que entendem as demandas do cliente de escolher o que, como, quando e onde adquirir um produto ou serviço saem na frente. Para receberem serviços personalizados, os usuários estão dispostos, inclusive, a partilharem seus dados pessoais.

No turismo, um atendimento personalizado é uma tendência relevante para melhorar a satisfação o cliente. Além disso, é importante compreender as demandas e o comportamento desse consumidor para oferecer serviços mais adequados.

Diferentes tipos de viajantes têm necessidades distintas de hospedagem, transporte e passeios. Por exemplo, a reserva de hotéis por hora pode ser mais vantajosa para uma pessoa que está viajando a trabalho do que por diária. Muitas vezes, o cliente passará somente algumas horas na cidade e precisa apenas de um local para tomar um banho, passar uma noite ou esperar por um voo.

Exatamente para atender esse público, serviços como a plataforma HotelQuando disponibilizam reserva pelo número de horas que o cliente precisa, no local de sua escolha. Com isso, o consumidor economiza e tem mais controle sob sua viagem.

Proporcione passeios customizados

Nem todos os viajantes querem percorrer os roteiros tradicionais e os locais turísticos mais procurados. Nesse sentido, estar aberto a ouvir e entender o que o cliente quer é essencial para fornecer um serviço sob demanda.

Há quem prefira visitar comunidades locais e conhecer de perto a cultura da região. Outros já desejam descobrir a culinária e os produtos do lugar ou vivenciar uma experiência romântica a dois. Também existem turistas que desejam explorar a natureza e fazer atividades mais aventureiras.

Enfim, as possibilidades são diversas. Então, disponibilize opções de passeios que se proponham a ir além e se adéquem à experiência procurada por cada cliente, como turismo de aventura, cultural, gastronômico etc. 

Ofereça uma experiência simples e agradável

Com a transformação digital também é primordial proporcionar aos seus clientes serviços não apenas personalizados, mas também práticos, fáceis e prazerosos. O cliente quer simplicidade e praticidade na hora de escolher passeios, transporte e outros produtos turísticos.

Desse modo, um sistema de controle de vendas que automatize e otimize a qualidade dos serviços prestados na sua agência pode ser um diferencial para oferecer uma experiência sob medida ainda melhor.

Para finalizar, é válido destacar que oferecer serviços sob demanda é importante para ampliar a satisfação do cliente. Ao atender o que ele deseja, sua agência pode conquistar a confiança do consumidor e fidelizá-lo.

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